domingo, 2 de novembro de 2008

Leitura comentada - a série

O Brasil é um expoente de genios da literatura, donde podemos citar Machado de Assis, Castro Alves, Rubem Fonseca, dentre outros. Embora a imensa maioria dos críticos literários espalhem aos quatro ventos que a literatura brasileira esteja passando por uma fase de estagnação, eu discordo veementemente. Os críticos estão equivocados e irei provar. Para isso, surge aqui a série, leitura comentada, onde irei discorrer sobre as maravilhas da literatura brasileira contemporânea.


E começo por por um texto que pra mim já é classico. "À meia luz" de Belo. Para ajudar a compreensão, os comentários estão após as duas barras //


Jantar com ela, à luz de vela,
É tudo que eu sonhei.
//eu tb tava querendo fazer isso, desde que ví num filme...

Depois deixar
incendiar a mesa.
// depois de incendiar colchão, incendiar a mesa é fichinha...
Uma garrafa de antiga safra
do vinho mais real.
//vinho real = não paraguaio?
Pra merecer os lábios da princesa.
Prata, linho, taças de cristal,
//depois dizem que mulher não se interessa por dinheiro...
à meia luz num clima sensual.
Pra te envolver e te contar,
//contar = xavecar? "oi gata, teu pai é pirata? não?! então pq ele esconde esse tesouro em casa?
abrir meu coração.
//abrir teu coração... sei... eu sei oq queres abrir...
Por que será que essa princesa
ainda não apareceu?
//transito? cólicas?? ficou presa no elevador???
A noite vem, as horas vão, imensa solidão.
E quando dei por mim amanheceu.
//aeee faaaaiilllll!!!! isso se chama "te deu um bolo" meu camarada.


CONCLUSÃO:

Uma obra singela, de rara beleza e encanto, que mostra as desventuras do amor e a beleza da paixão. Belo, um exemplo de poeta, mostra nesse pequeno poema, como dói levar um fora depois de gastar pacas para agradar a mulher que se ama (ou quer pegar...).


até o próximo.

Um comentário:

  1. muito muito bom
    eu tiraria o Jô Soares da academia Brasielira de Letras para colocar esse ("as"no) da lingua culta nacional, parabens pelo post

    ResponderExcluir